quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Vinícola Panizzon


História
Era 1960, o patriarca Ricardo e seus seis filhos decidem, a partir da experiência como fornecedores de matéria-prima para vinícolas da região, apostar em sua produção própria de vinhos. Nasce ali, em Travessão Martins, interior de Flores da Cunha – no mesmo local em que a empresa mantém sua sede até hoje –, a Sociedade de Bebidas Panizzon Ltda., atualmente capitaneada pela terceira geração da família.

A produção de vinhos de mesa seria a atividade exclusiva da empresa até 1990.Em 1991, inicia-se a produção de vinagres, sob a marca Rosina (em homenagem à nona Rosina, esposa do fundador Ricardo).

Ainda na primeira metade da década, a Sociedade amplia seu mix, com o lançamento de bebidas quentes e de vinhos compostos.

Um marco da trajetória da empresa se dá em 1998, com a aquisição de propriedade, de 250 hectares, em Campestre da Serra, já nos Campos de Cima da Serra, voltada exclusivamente à produção de uvas Vitis vinifera – para a elaboração de vinhos finos. Em 1999, então, a empresa lança seus primeiros vinhos finos, ao que se segue, em 2002, a estréia no ‘nicho’ de espumantes finos.

Em 2003, ampliando ainda mais sua atuação, a Panizzon apresenta ao mercado linhas de vinagre balsâmico e de suco de uva. Mais recentemente, o azeite de oliva Extra Virgem Rosina, importado da Espanha, veio integrar-se ao catálogo da empresa.

Atualmente, a Panizzon disponibiliza a seus clientes um catálogo com mais de 60 produtos (entre espumantes e vinhos finos, vinhos de mesa, vinhos compostos, suco de uva, coolers, bebidas quentes, sidra, vinagres – de vinho, maçã, álcool ou balsâmico – e agrin).

Premiações
Desde 1999, quando começou a participar de promoções do gênero, a Panizzon conquistou, com seus produtos, dezenas de premiações em concursos nacionais e internacionais de vinhos. O destaque é o espumante fino branco Moscatel Panizzon, ganhador de 24 distinções – o que faz dele um dos mais premiados no país em sua categoria, além de o produto mais laureado da Panizzon –, no período de abril de 2003 a setembro de 2007.

Enoturismo Panizzon
A Panizzon Espumantes e Vinhos Finos, alinhada ao conceito de enoturismo, oferece ao turista, desde 2002, espaço de degustação e varejo e programa de visitação gratuita a suas instalações, em Travessão Martins. Percorrer os corredores da vinícola, conhecer as técnicas de produção e degustar e adquirir os espumantes e vinhos finos Panizzon são as atividades propostas nesse sentido. Para conhecer tal atrativo, os horários são:

- De segunda à sexta-feira: Das 9h às 11h45min e das 13h30min às 17h50min;
- Aos sábados: Das 9h às 11h45min e das 13h30min às 17h;
- Aos domingos: Das 10h às 11h45min e das 13h30min às 17h.


Fonte: http://www.panizzon.com.br/_novosite/empresa/index.html

Nenhum comentário: