terça-feira, 12 de agosto de 2008

Como ler, e entender, um rótulo de Vinho


Algumas dicas básicas para que ao menos você consiga entender quais, e onde estão, as informações sobre o Vinho em um rótulo. As informações não estão sempre na mesma ordem, mas com estas dicas você vai conseguir se achar mais rápido.

· Nome do Vinho: Parece óbvio, mas na maioria dos casos é o primeiro e maior nome que você verá no rótulo. Sem dúvida é o mais simples de guardar, mas é o que menos tem importância. Na verdade o nome em um Vinho não diz nada sobre ele e muitas vezes é usado pelo produtor somente para separar seus produtos e poder divulgá-los. Se você já aprecia um Vinho, o nome vai ajudá-lo a localizá-lo na prateleira do mercado ou na adega, mas é só isso.

· Classificação: Em geral é um complemento ao nome que diz a você se este Vinho é melhor ou especial em relação aos do mesmo produtor ou em relação à região. Algumas regiões têm classificações bem rígidas, e dão uma boa idéia da qualidade ou superioridade do Vinho em relação aos seus pares. Mas em muitos casos a classificação só serve para o produtor lhe dizer que o Vinho foi guardado mais tempo ou tem uma seleção mais apurada, nestes casos valendo somente para comparar Vinhos do mesmo produtor.

· Variedade da Uva:
A variedade da Uva, tanto do Tinto quanto no Branco, lhe dá uma boa idéia dos sabores e aromas possíveis para aquele Vinho. Um bom conselho para o iniciante, é se ater a algumas variedades de uva, por exemplo : branco Chardonnay e tinto Malbec, pois se você apreciar uma variedade terá mais chance se gostar de outros vinhos da mesma variedade de uva. Os europeus não gostam muito de destacar a variedade da uva, até porque alguns vinhos como os famosos Bordeaux, são misturas de diferentes variedades. Os vinhos do novo mundo (Argentina, Chile, EUA, etc.) padronizaram a idéia de destacar a variedade e colaborar com o consumidor.

· Safra: A Safra é o ano da colheita da Uva. Aqui temos uma informação essencial, pois um mesmo Vinho, de mesma classificação, pode ter ficado muito bom em uma Safra e regular em outra. Outra informação importante da Safra é quanto à idade do Vinho, pois alguns Vinhos ficam melhores com o passar do tempo e outros não duram tanto.

· Região de Origem: A Região em que o Vinho foi produzido lhe dá uma boa idéia de como ele é e quais suas características. Em alguns países as regiões são subdivididas e você tem muita precisão nesta informação, sendo que ela é colocada em destaque no rótulo. Em muitos casos estes produtores incluem ainda o local de engarrafamento (ex. Chateaux Belle) que denota um maior controle sobre a origem. Em outros países, como Chile e Argentina, as regiões são muito grandes e a informação perde o sentido, sendo em muitos casos colocada no rótulo atrás de garrafa.

· Nome do Produtor: Em geral se você aprecia um vinho, você tende a ficar fã daquele produtor. Os produtores são muito diferentes e dão um toque marcante a seus produtos. Assim você deve explorar um produtor e conhecer seus vinhos, pois terá boas chances de gostar de todos eles.

· País de Origem: Obviamente está é a informação mais fácil de entender, mas quer dizer muito pouco, pois em geral as variações dentro de um mesmo país são tão grandes que ninguém pode generalizar “adoro vinhos argentinos” ou “os vinhos franceses são excelentes”.


Fonte:http://www.enochatos.com.br/index.php/2008/03/05/como-ler-e-entender-um-rotulo-de-vinho/

Nenhum comentário: