quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Tempranillo – A Principal Uva da Espanha



A Tempranillo é a mais importante uva espanhola. Tem nomes diferentes em cada região onde é cultivada: na região de Rioja é conhecida como Tempranillo, em Ribera del Duero é chamada de Tinto Fino, no Penedés, região próxima a Barcelona, recebe o nome de Ull de Llebre; em Portugal, no Alentejo chama-se Aragonês, na região do Douro e no Dão, Tinta Roriz. É uma tradição do mundo do vinho, a mesma uva receber nomes diferentes conforme a região onde é plantada.

Considerada uma variedade vinífera das mais nobres, a Tempranillo é uma uva de tamanho médio, casca espessa e muito escura. Produz vinhos com teor alcóolico entre 10,5 e 13%, acidez equilibrada e bastante propícia para o envelhecimento em carvalho.

Ela tem um baixo conteúdo natural de enzimas oxidantes, o que garante aos vinhos dessa uva, cortados ou puros, uma excepcional longevidade. Produz vinhos de cor profunda, estruturados, elegantes e complexos. São extraordinariamente finos e muitos de excepcional qualidade, comparáveis aos melhores do mundo.

O nome Tempranillo vem de “temprano”, em espanhol quer dizer cedo, é uma espécie que é colhida mais cedo, precocemente.

Seu estilo fica entre os Bordeaux e Borgonhas tintos, mas sem o tom de groselha do primeiro e sem os aromas de caça do segundo. A Tempranillo apresenta toques de morango, caramelo e especiarias.

A vantagem da Tempranillo, com ou sem madeira, consiste em se casar bem com grande variedade de comidas com pouco ou grande consistência de sabor.


Você pode comprar um vinho desta variedade na Via del Vino, clicando aqui.



Nenhum comentário: