quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Malbec e suas peculiaridades


Originária da França (Bordeaux e Cahors ) seu nome hoje está mais ligado à Argentina (região de Mendoza) onde se mostra uma variedade emblemática.

Em Mendoza existiam registrados até abril de 1998, 8.888 hectares de Malbec, sendo Luján de Cuyo a localidade onde existia a maior quantidade de Malbec (2.857 ha.), seguida por Maipú (1.747 ha.) e Rivadavia (949 ha.).

Entre os anos 60 e 70 a quantidade de hectares cultivados com Malbec em Mendoza superava os 45.000.

Características da Malbec Argentina: sua folha, cacho e grão

A variedade Malbec caracteriza-se por suas folhas orbiculares, suaves, desiguais, rugosas, de três lóbulos reduzidos e um lóbulo médio muito longo. Estas folhas apresentam a particularidade de avermelhar-se no outono, adquirindo uma cor vermelha muito agradável ligada à paisagem dos vinhedos mendocinos nesta bela estação.

Seu cacho pode ser médio ou grande, muito solto, conciso, com um ou dois ailerones, com frutos esféricos pequenos, escuros de pele grossa, de cor plena, com fortes taninos e sabores muito destacados, particularmente em Mendoza.

Análise sensorial do vinho Malbec Agentino

Para o consumidor o mais importante é a descrição dos vinhos que se obtêm da variedade Malbec.

À simples vista, quando o vinho Malbec é jovem, apresenta uma cor muito intensa e escura de tipo vermelho cereja e vermelho, que pode chegar a parecer quase preto.

Os principais aromas que se detectam nos bons Malbec são: ameixa, uva passa, café, chocolate, couro, trufa, baunilha e violeta entre outros.

Para alguns especialistas a violeta, a framboesa e o âmbar são os três aromas primários do Malbec.

Na boca aparecem os sabores de ameixa, marmelada de ameixa, ginja e doce de ginja, chocolate, frutas secas, baunilha e gostos balsâmicos. O aroma e sabor de baunilha no vinho Malbec surge devido à oxidação da madeira de carvalho das barricas combinados com os polifenóis do vinho.

Na boca os vinhos Malbec são cálidos, suaves e com taninos doces muito agradáveis.

Os vinhos de variedade Malbec de guarda, principalmente os de Mendoza, são considerados os melhores do mundo.

Sinônimos da variedade Malbec

Existem no mundo muitos nomes diferentes para o Malbec, mas os principais são Cot - Malbec - Malbeck - Noir de Pressac - Auxerroir Noir - Cahors - Pied Rouge - Noir Doux - Oeil de Perdrix - Saint-Emilion

Dica de vinho - Casa Valduga Amante Malbec Rosé 2006

Para mais informações e compra deste vinho basta clicar aqui.



Um comentário:

Flavio Lacerda disse...

Estou me tornando um aficcionado pela uva MALBEC.No último fim de semana tive a oportunidade de apreciar ,com muito prazer,dois rótulos que indico com satisfação; HUMBERTO BARBERIS e SUSANA BALBO.