sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Salton Talento 2004


A nossa dica para o fim de semana é o surpreendente e premiado Salton Talento 2004.

As videiras foram importadas da Itália com exceção do Tannat que temos sua origem na França. “Corte Bordalês com sotaque gaúcho”. As uvas foram selecionadas, extraído seu engaço e esmagado com rolo de borracha para sua máxima suavidade. As variedades foram fermentadas e separadas em tanques de aço inox com temperatura não superior aos 25º. Sua fermentação e maceração demorou 30 dias. O seu envelhecimento foi realizado em novas bordalesas de carvalho Francesas de fibras finas da região de Allier. Permaneceu por 12 meses com temperaturas de 10ºC e com 75% de umidade. A segunda etapa do envelhecimento foi realizado na garrafa por 4 meses.

Composição Varietal - 60% Cabernet Sauvignon, 30% Merlot, 10% Tannat.
Características Organolépticas - Límpido com coloração roxo intenso. Expressão pura do corte dos varietais, com características especiais do terroir. Possui um bouquet de frutas roxas (cassis, cereja e framboesa), aromas de bosques, cedro, menta, chocolate e tabaco. Na boca, elegante, concentrado, muita fruta com um bom corpo, taninos suaves e volumosos, final persistente, elegante, envolvente e harmônico.

Ficha Técnica
Grau Alcoólico - 13% vol
Ph - 3,57
Açúcar - Seco

Temperatura de serviço
16 - 18ºC

Acompanhamentos - Carnes vermelhas, caça, queijos fortes (Gouda, gruyere, gorgonzola, grana padano), carne de porco, javali, massas (Bolonhesa, al pesto), Strogonoff, pizzas de anchovas, filetes com champignons e churrasco.


Você pode comprar este vinho na Via del Vino, clicando aqui.

Um comentário:

Flavio Lacerda disse...

Por duas vezes tive o prazer de beber este vinho.É muito saboroso e vale a pena experimentar.Outros poderão falar da relação custo/benefício.Pra mim vale porque é ótimo!