quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Variedade de Uva Cabernet Franc


A Cabernet Franc é, digamos, uma prima da Cabernet Sauvignon. Em Bordeaux aparece em parceria com Cabernet Sauvignon e Merlot no famoso corte Bordalês. Leva o nome de Bouchet em Saint-Emilion (Bordeaux), o Breton em Bourgueil Vale du Loire e o de Bouchy no Madrân (Sudeste Francês).

A Cabernet Franc tem maior produtividade que a Cabernet Sauvignon, porém é mais suscetível a doenças. No geral, apresenta toques mais herbácros em seus vinhos, menos extrato (menos corpo), menos taninos, menor acidez, portanto fácil de beber principalmente quando jovem.

No Vale do Loire (noroeste da França) – Chinon, Bourgueil, Saumer, Champigny Anjou, etc a Cabernet Franc prescinde de sua tradicional parceira e mostra do que é capaz quando sozinha. Se adapta melhor que a Cabernet Sauvignon em regiões mais frias, porque amadurece mais depressa, sem tanto sol e calor. Por isso é uma uva tinta mais importante do Vale do rio Loire, que é bem mais fria do que Bordeaux.

É bastante plantada no norte e nordeste da Itália, nas regiões do Triuli e Alto Adige, produzindo belos vinhos. É pouco plantada na Espanha e Portugal, e já foi bastante plantada no Brasil, mas hoje não é uma cepa importante do Novo Mundo, tem mais o estilo europeu.


Para mais informações ou compra de um vinho desta variedade clique aqui.

2 comentários:

Flavio Lacerda disse...

Ontem á noite abri a garrafa do SUSANA BALBO CRIOS,enviado pela confraria,e o achei bastanta agradável.Vamos ver o que virá por aí.
Obrigado

Anônimo disse...

Opá...bom que você gostou!Eu tambem,E jah degustou o vinho nacional? Da velha cantina....Gosta bastante dos espumantes deles, é uma vinícola pequena que mantem um grandissimo patamar de qualidade na minha opinião!