terça-feira, 14 de outubro de 2008

O que é um bom vinho?


O melhor vinho é sem dúvida, o que melhor se adapta a seu gosto pessoal independente de seco ou suave, branco, rosé ou tinto, espumante, entre tantas outras variações!
É o que melhor se adapta ao seu bolso e que faça jus a seu paladar.
E que além das características acima ainda combine com a ocasião a temperatura, a comida, a companhia.

Os vinhos são “bons” de acordo com a ocasião.

Se você bebe para meditar, deixar a alma inebriada, levá-la para longe, pensando grande, vagando na paisagem. Vinho este para se apreciar delicadamente e feito com grande esmero.

Ou então bebe para confraternizar com amigos, bebendo estes em meio a lembranças, histórias, piadas, fatos, conselhos estes vinhos são calmos, e secundários apenas uma companhia silenciosa em meio à conversação e diversão.

Ou ainda bebes todos os dias, seu cálice, num memento de tranqüilidade, bem estar e garantindo um vida longa. Talvez sentado a mesa, junto aos seus familiares simbolismo este para demonstrar a união.

Desenvolva seu paladar, crie seu momento para degustar e descreva, e assim descreva o que é um bom vinho para você!

Um vinho não é apenas característica gustativa, olfativa ou visual vinho é também momento, é ocasião, é companhia.

Mas se aparecer alguma dúvida na hora de escolher o vinho para aquele super jantar? Ou então para aquele convidado especial....
Conte com a ajuda da Via Del Vino, entre em contato pelo site, telefone, e-mail.
Sinta-se a vontade.

Franciele Carraro
Enóloga da Via Del Vino

Um comentário:

Flavio Lacerda disse...

Há dois anos um morador do meu condomínio,com formação enológica,se ofereceu para uma noite de degustação onde ratearíamos a conta(nada de fins lucrativos,portanto).A noite foi ótima e se perguntarem o que aprendi ,direi "Nada!".Apenas saí dali com vontade de beber mais vinhos.
Mas o que mais me marcou foram suas palavras iniciais: " Alguém aqui sabe dizer se gosta ou não gosta de um vinho que acabou de provar?"O grupo sorriu meio constrangido com a pergunta,mas aos poucos todos fomos levantando o braço.Claro que sei dizer se gosto ou não gosto de alguma coisa!!!.Depois que todos levantamos os braços,ele agradeceu e pediu que abaixássemos os braços e disse:" Que bom! Então já posso ir embora,porque vocês já sabem o mais importante...".Tivemos ainda mais uma hora e meia de palestra,mas as primeiras frases foram as melhores da noite.