terça-feira, 29 de julho de 2008

Dicas para consumir os vinhos adequadamente


- Os vinhos não devem ser consumidos gelados. Os espumantes devem ser consumidos frios, entre 8 e 10 graus. Já para os brancos, a temperatura indicada fica entre 8 e 14 graus. Os rosados entre 14 e 16 graus e os mais encorpados, como os tintos, entre 16 e 20 graus.

- A escolha do copo é importante, pois permite enfatizar todas as virtudes do vinho. Os mais indicados são os cálices, que têm uma haste com o pé, que permite que se segure sem aquecer a bebida. Os ideais são os de cristal ou vidro, de paredes finas e inteiramente lisas. No caso dos espumantes, o indicado é o copo tipo flauta e não os de boca larga, que fazem com que o vinho perca o gás mais rapidamente.

- O vinho deve ser consumido rapidamente depois de aberto, de preferência no mesmo dia, pois, em contato com o ar, ele oxida e começa a perder suas qualidades.

- Não deixar que o saca-rolha atravesse inteiramente a rolha. Isso pode esfarelá-la e deixá-la em contato com o vinho, criando dificuldade na avaliação do produto, principalmente nos mais antigo.

- O prato e o vinho devem ser harmonizados e não se sobrepor. Pratos com sabores e molhos mais pronunciados pedem vinhos tintos e os mais leves combinam com vinho branco. Se possível, o mais interessante é combinar patos regionais com vinhos locais.


Fonte:http://www.nominuto.com/economia/dicas_para_consumir_os_vinhos_adequadamente_/21711/

Nenhum comentário: