quinta-feira, 24 de julho de 2008

Cabernet Sauvignon


Originária da região de Bordeaux , no sudoeste da França, ela é a uva vinífera mais difundida no mundo, encontrando-se em todas as zonas temperadas e quentes. É conhecida como "a rainha das uvas tintas". A variedade é bastante homogênea, com algumas diferenças na forma do bacelo e nas características típicas do vinho.

Foi introduzida no Brasil em 1921, mas foi somente a partir de 1980 que houve incremento de seu plantio na Serra Gaúcha. É um cultivo destinado à elaboração de vinho tinto de guarda ou jovem.

Sob o aspecto sensorial, o vinho Cabernet Sauvignon se caracteriza pela cor vermelha relativamente intensa e com reflexos violáceos acentuados; pelo aroma típico que lembra pimentão-verde, que é sua característica varietal; e pelo corpo, estrutura e boa distinguibilidade.

A Cabernet Sauvignon tem grande afinidade com a madeira e normalmente passa de 15 a 30 meses em barricas novas ou usadas de carvalho francês ou americano, o que lhe empresta aromas de madeira, cedro tostado e baunilha, enquanto o oxida levemente, atenuando seus taninos.

As características de uma Cabernet Sauvignon bem vinificada são as seguintes: vinhos intensos e ricos em aromas e sabores, além do pimentão-verde lembram groselha, ameixa preta, cereja e especiarias. Podem ser marcados por aromas vegetais, de oliva, menta, tabaco, cedro e anis.



2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de sugest�es de vinhos, com essa variedade de uva.

Obrigada,

Anônimo disse...

O que mais gosto, e sei que agradou a todos que degustaram comigo. Sou fã mesmo.

Do Cabernet sauvignon reserva da Marco Luigi...Excelente, bem estruturado, ótimo bouquet, um vinho de guarda com grande potencial.

Espero ter ajudado, caso deguste-o , conte-me se gostou.

Abraços