terça-feira, 4 de novembro de 2008

A Influências da Cor da Garrafa no Vinho


Existem diversas formas de garrafas, com design mais ou menos estilizado, de várias capacidades e cores, tendendo-se para garrafas mais leves, dado o avanço verificado na indústria vidreira, com menor espessura pela utilização de vidro mais duro e resistente.

O vidro é uma substância amorfa, transparente e não cristalizada, insolúvel, resistente a ácidos e a bases. É obtido pela fusão a 1500ºC de areias ricas em sílica, soda, alumina, magnésio e cal.

A cor do vidro é dada pela adição de óxidos metálicos às matérias-primas em fusão. Assim, obtêm-se a cor azul e a amarela com a adição de óxidos de ferro.
As garrafas de vidro branco, normalmente utilizadas para os vinhos brancos têm até 0,15% de óxidos de ferro, as verdes claras de 0,8 a 1,5 %, as mais escuras com valores de 2,5%. Com a adição do peróxido de ferro obtêm-se a cor de folha morta e com óxido de crómio a cor verde, esmeralda.

A escolha de uma garrafa para um determinado vinho é de uma enorme importância, sobretudo porque a cor do vidro tem uma ação direta na conservação do vinho protegendo-o da ação da luz. Tem como base nos seguintes princípios:

- a garrafa branca ou transparente trava os raios ultravioleta e parcialmente o violeta deixando passar as outras radiações. Pouco indicada para vinhos muito frutados e aromáticos onde se pretende preservar a sua frescura. Indicada para vinhos que adquirem rapidamente um agradável bouquet de redução (asfixia oxigénio), de castas pouco aromáticas.Vinhos para consumo jovem. Se pretende deixar o vinho envelhecer, evite estas..

- a garrafa verde pára os ultravioletas e violeta deixa passar o azul e muito o amarelo, retendo grande parte das outras radiações. O vinho fica mais bem protegido. Generalizado para a maioria dos vinhos tintos.

Um dos grandes avanços na indústria vidreira, sobretudo para o vinho, foi o tratamento de superfície no vidro, já que, do ponto de vista químico não era completamente neutro até ao século XVIII. Os ácidos destruíam o vidro e muitos vinhos deterioravam-se. Outro tratamento que se dá às garrafas é o endurecimento exterior, impedindo que risquem com os choques e fricções.

A garrafa é a maneira mais cômoda de distribuí-lo, apresentá-lo dignamente, informar o consumidor, e, sobretudo para conservá-lo, mantendo as características organolépticas do vinho e por vezes potenciando-as.

Do ponto de vista ambiental, é facilmente reciclável, mas, sobretudo do ponto de vista estético é um objeto nobre desde que o bom gosto impere ao “vesti-la”.

Nenhum comentário: