quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Vinhos X Verão


Imagine você sentado na beira da praia curtindo o sol que está brilhando no céu e cobrindo o todo. Sua imensidão escaldante, o leva a querer algo refrescante. Quando então um rapaz passa por você com uma caixa de isopor nas costas, você o chama e pede:
Por favor, me veja um Sauvignom blanc, de preferência levemente gelado?
Ou talvez um prosecco???

Achou estranho é? Pois é, a cultura no Brasil no quesito beber vinho ainda está longe de seu auge. “Hoje, no Brasil o consumo médio de vinho é de duas garrafas/ano, enquanto que na Argentina é de 35 garrafas/ano e, na Itália, 54 garrafas/ano.”...Esses dados talvez exemplifiquem melhor o baixo consumo de vinhos no Brasil.

O Brasil, com seu clima tropical, inspira o consumo de vinhos brancos e ou roses, porem estes não são a preferência da população, talvez por falta de conhecimento e ou divulgação.

Os vinhos brancos e roses são perfeitos para se servir levemente gelados, em torno de 5 a 12 ºC mantendo sua refrescância natural e exaltando sua delicadeza.

E então, que tal você sentado na praia e ao seu lado um pequeno balde com gelo e um espumante Moscatel? Gostou né! Sua família toda iria gostar.
Ou melhor, um Prosecco? Bem vinho é assim se tem uma infinidade de coisas a descobrir, diversos sabores, para diversos momentos e para os mais inusitados paladares.

Estes mesmo vinhos brancos e roses possuem aroma frutado, cítrico, doce, verde, entre outros harmonizam-se perfeitamente com saladas, frutos do mar, carnes brancas e queijos leves.

Sim, alguns vinhos tintos leves também podem ser tomados em temperaturas um pouco mais baixas, Ex. Merlot, Gamay, Pinot Noir....
As variedades brancas mais consumidas são Sauvignon Blanc, Viognier, Pinot Grigio, Marsanne, Riesling, Chenin Blanc, Gewurztraminer, Sémillon.

Um detalhe importante é que a maior diferença entre os vinhos brancos e tintos está na quantia de taninos, os brancos possuem quantias baixíssimas de tanino e os tintos possuem quantias altas. Taninos conferem características de adstringência, é a impressão de que o vinho “secou a boca”, com o passar do tempo os vinhos tintos vão arredondando e se tornando mais leves neste quesito. Já os brancos e os roses são para consumo jovem, para se beber sem erro.
Permita-se...
Franciele Carraro- Enóloga
Via del Vino Ltda.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá...
Hum...jah estou com saudades das minhas férias.
Espumante moscatel gelado e eu na praia.
Ótimo!

Anônimo disse...

It’s really informative post. I'ts very useful. You have very nice blog. That's one thing I'm really looking forward. Looking forward to reading more from you.

------------------------------------------
Free Poker Bankrolls - No need to deposit any money !
Regards