quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Vinhos X Verão


Imagine você sentado na beira da praia curtindo o sol que está brilhando no céu e cobrindo o todo. Sua imensidão escaldante, o leva a querer algo refrescante. Quando então um rapaz passa por você com uma caixa de isopor nas costas, você o chama e pede:
Por favor, me veja um Sauvignom blanc, de preferência levemente gelado?
Ou talvez um prosecco???

Achou estranho é? Pois é, a cultura no Brasil no quesito beber vinho ainda está longe de seu auge. “Hoje, no Brasil o consumo médio de vinho é de duas garrafas/ano, enquanto que na Argentina é de 35 garrafas/ano e, na Itália, 54 garrafas/ano.”...Esses dados talvez exemplifiquem melhor o baixo consumo de vinhos no Brasil.

O Brasil, com seu clima tropical, inspira o consumo de vinhos brancos e ou roses, porem estes não são a preferência da população, talvez por falta de conhecimento e ou divulgação.

Os vinhos brancos e roses são perfeitos para se servir levemente gelados, em torno de 5 a 12 ºC mantendo sua refrescância natural e exaltando sua delicadeza.

E então, que tal você sentado na praia e ao seu lado um pequeno balde com gelo e um espumante Moscatel? Gostou né! Sua família toda iria gostar.
Ou melhor, um Prosecco? Bem vinho é assim se tem uma infinidade de coisas a descobrir, diversos sabores, para diversos momentos e para os mais inusitados paladares.

Estes mesmo vinhos brancos e roses possuem aroma frutado, cítrico, doce, verde, entre outros harmonizam-se perfeitamente com saladas, frutos do mar, carnes brancas e queijos leves.

Sim, alguns vinhos tintos leves também podem ser tomados em temperaturas um pouco mais baixas, Ex. Merlot, Gamay, Pinot Noir....
As variedades brancas mais consumidas são Sauvignon Blanc, Viognier, Pinot Grigio, Marsanne, Riesling, Chenin Blanc, Gewurztraminer, Sémillon.

Um detalhe importante é que a maior diferença entre os vinhos brancos e tintos está na quantia de taninos, os brancos possuem quantias baixíssimas de tanino e os tintos possuem quantias altas. Taninos conferem características de adstringência, é a impressão de que o vinho “secou a boca”, com o passar do tempo os vinhos tintos vão arredondando e se tornando mais leves neste quesito. Já os brancos e os roses são para consumo jovem, para se beber sem erro.
Permita-se...
Franciele Carraro- Enóloga
Via del Vino Ltda.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Penne ao Molho Camponatto

Ingredientes
1/2 pimentão amarelo pequeno picado em cubos pequenos
1/2 pimentão vermelho pequeno picado em cubos pequenos
01 cebola roxa média picada em cubos pequenos
01 dente grande de alho finamente picado
01 berinjela média sem casca picada em cubos pequenos
01 abobrinha média sem casca picada em cubos pequenos
01 colher de sopa uvas passas pretas sem sementes
01 colher de sopa de alcaparras
200g de polpa de tomate
04 colheres de sopa de azeite de oliva
100ml de água
01 colher de chá de pimenta calabresa
01 colher de chá de orégano seco
02 colheres de chá de manjericão seco
200g de massa tipo penne grano duro cozida ao ponto de ao dente
Queijo parmesão ralado na hora e sal a gosto

Processo
O molho
Em uma frigideira grande aqueça o azeite. Acrescente os pimentões e deixe dourar. Em seguida acrescente a cebola e o alho misturando e deixando dourar. Acrescente a berinjela, depois a abobrinha e misture sempre deixando dourar. Acrescente as passas e alcaparras misturando-as por 1 minuto. Acrescente a polpa de tomate e o sal, misture e cozinhe por mais 1 minuto. Acrescente a água e a pimenta mexa bem, abaixe o fogo e deixe reduzir.

A pasta
Em 2 litros de água fervente acrescente o penne, cozinhe por de 12 minutos, desligue o fogo acrescente o sal e deixe descansar por 3 minutos. Escorra a massa sem lavá-la e reserve em um recipiente, cobrindo com um pano úmido.

A montagem
Em um prato fundo coloque uma generosa porção de penne, em seguida no centro do prato coloque 02 conchas de molho e depois a crescente o queijo ralado por sobre o molho tomando como referência sempre o centro do prato.

* SUGESTÃO DE VINHOS PARA HARMONIZAR
Vinhos tintos jovens de corpo médio de uvas Merlot, Cabernet Sauvignon ou ainda um Chianti Clássico.